quinta-feira, 23 de junho de 2011

Uma Reação às Nossas Críticas


Uma Reação às Nossas Críticas




TulsiKrisna
Comentário introdutório
O texto a seguir refere-se a discussão empreendida pelos seguidores oficiais de Madhava acharya e os da ISKCON, os quais de forma não legítima dizem seguir a filosofia do Acharya Dvaita. Portanto, o leitor deverá dirigir-se aos devotos da filosofia de Madhava, os quais são os representantes legítimos, para poder esclarecer suas dúvidas. Há indicação da home page oficial Madhavite, porém é em inglês. Este texto deve ser estudado ampliando a leitura do 'paper' indicado no corpo do mesmo. O leitor facilmente compreende que se trata de uma discussão filosófica, onde as questões políticas e pessoais estão aqui defesas.

..::..


Bênçãos,

A home Page da Dvaita foi iniciada em junho de 1995, por umas poucas pessoas não qualificadas, mas que observaram não haver uma representação filosófica legítima da Tradição de Madhava Acharya na rede mundial de computadores, ou em outras formas da internet. Os esforços não foram suaves; encontrar material para os artigos, etc., foi difícil; os recursos para um website e instrumentos subsidiários eram escassos em termos de tempo, dinheiro e disponibilidade; e todas as habilidades foram obrigadas a ser novamente estudadas. Não havia uma direção para os antigos aprendizados, assim mantendo a fidelidade para a tradição, e evitando más interpretações; foram um grande desafio e limitação também. Havia aqueles que sugeriam que o website para o Dvaita seria algo contrário ao Shastra, porque seria um sacrilégio expor os trabalhos de Madhava Acharya e sua filosofia através do mundo, ao invés de mantê-los para uns poucos qualificados.

Houve alguns contratempos no caminho, por exemplo, a maioria do website foi destruída por uma catastrófica parada do servidor em março/abril de 1996. Apesar do esforço heroico, pouco escapou. Outros recursos foram anexados aos poucos, e o mais notável foi a lista de correio eletrônico Cyber Madhava Sangha, em janeiro de 1996, e a parceria com o website do Dvaita Text Resources, no ano de 2000. Outras tentativas de parceria falharam: a criação de uma lista moderada de acadêmicos falhou, devido à carência de apoio da comunidade acadêmica, e a criação do newsgroup do Dvaita também falhou, devido a falta de suporte para colocar a comunidade online (principalmente os membros da  CMS).

O website que sobreviveu ficou bem feito; no ponto para a maioria dos Madhavites interessados, que possuem acesso à internet, tendo-o visto. Centenas de mensagens complementares sobre o website foram recebidas a cada ano; então a muitos, de fato, não podemos mesmo responder cada um individualmente para não gastar mais tempo com isso do que no desenvolvimento de novos recursos. Naquele tempo, nossos principais objetivos eram dois, ajudar a divulgar o entendimento da filosofia e a literatura de Madhava, especialmente entre os que possuem pouco o não tem acesso; e para auxiliar a clarear determinadas matérias de interesse contemporâneo. E este último ponto é mais importante neste contexto.

Há um espalhado mal-entendimento sobre a discussão em relação, ou mais acuradamente, uma carência disso, de nossa tradição e a ISKCON. Isso é devido primariamente devido às distorções da ISKCON, da sua alegada fidelidade à tradição Madhava. Eles reivindicam isso em seus propósitos de propaganda, tendo em vista aprovar o sistema deles, mas eles NÃO seguem os textos e os princípios de Madhava. Eles dizem que a nossa tradição é uma de “quatro autorizadas”, baseando-se num verso falsificado do Padma Purana, recusando refutações, mas no cerne doutrinário de nossa tradição, está paJNcha-bheda, tAratamya,svagata-bheda-vivarjitatva de Vishnu, jIvottamattva de Vâyu, etc. Além disso, eles alegam que não há nada único na doutrina de Madhava, como aquelas de Râmânuja, Vishnuswâmi, e Nimbârka, tudo conduzindo ao moksha também.

Nenhuma tentativa é feita para seriamente analisar as drásticas diferenças nas posições filosóficas (tais como conceitos diferentes de Moksa em si mesmo!), entre estas alegadas quatro escolas. No todo, a ISKCON dificilmente pode alegar o status de uma escola séria de pensamento, pouco importando o que os seus seguidores gritem elogios. Nenhuma pessoa sã tomará a alegação deles como tendo afinidade com o sistema de Madhava seriamente, após cuidadoso estudo, este ou aquele. Isso é meramente uma “folha de figo”, que tapa a completa falta de autenticidade tradicional na escola Gaudiya em si mesma.

De qualquer maneira, mesmo com tudo, não haveria nenhuma causa para uma séria preocupação, se não fosse o caso de que tantas pessoas estão sendo gravemente enganadas a respeito da ISKCON, e isso inclui, como nós temos visto, alguns de nossa tradição. Nestes dias e época, o neo-Vedanta, etc., e escolas como a ISKCON, as quais alegam oferecer alguma coisa por nada, são mais sérias ameaças para nossa sociedade do que uma doutrina de oposição tradicional. Nós temos cruzado ou escutado, de muitos, que apesar de terem nascidos dentro de família de seguidores de Madhava, adotam a ISKCON como filosofia de escolha deles, mas jamais temos cruzado ou ouvido de qualquer contemporâneo de Madhava que tenha sido influenciado por ler os comentários de Sankara e se tornado um Advaitin. Como tal, parece leal dizer que nossa comunidade, como um todo, precisa reeducar seus esforços na preservação da santidade e pureza da filosofia de Sri Madhava, ao invés de meramente contentar-se com a abordagem clássica, a qual foca-se quase inteiramente na refutação de outros padrões doutrinários, e os quais não são relevantes nas circunstâncias de hoje, como fora antes.

Todos os esforços de ter uma discussão sobre as diferenças entre as duas tradições foram em vão para eles; nossas origens no séc. XIII, de Madhava Acharya, com grandes contribuições de Santos literatos tais como: Jayatirtha, Vyasatirtha, Vadiraja, Raghavendra Tirtha, etc., e tendo resistido aos ataques de bem estabelecidos e numerosos rivais por séculos; por outro lado, a escola Gaudiya do Vaishnavismo de Bengala (a qual eventualmente conduz à ISKCON), originada no séc. XVI, e não possuindo algo como uma literatura e tradição dialética acadêmica; a sua lealdade a Madhava tem sido contestada por muitos que pertencem à tradição em si. A presente atitude da ISKCON (a qual ganhou proeminência devido aos esforços de Prabhupada nos USA), é que enquanto revindica fidelidade a linhagem de Madhava, não aceita a doutrina Tattvavada sob muitos aspectos de assuntos importantes. Mas a publicidade que se deu criou efetivamente a falsa impressão de que ela pertence virtualmente a escola Madhava.

A qual é a única justificação possível, cremos nós, por permitir discussões sob estes assuntos em nosso web site. Quiçá fosse mais sem problemas para nós simplesmente ignorar o assunto completamente, mas isso permitiria dúvidas nas mentes das pessoas. Está também claramente declarado pelo próprio Madhava Acharya, no seu Bhasya, no verso 9, e sequencia, do Ishavasya Upanisad, que não é suficiente para alguém ter um correto entendimento; alguém também deverá criticar o entendimento incorreto. O fato de alguém que falha em criticar inexatidões, apesar de ser capaz para isso, é distantemente pior do que alguém que está meramente incorreto. Assim, nós simplesmente rechaçamos em concordar com escritos os quais dizem coisas como:

“Uma noite, enquanto Madhava estava dormindo, Sri Gauranga apareceu para ele em sonhos. O Senhor disse para Madhava, “É bem reconhecido por todos que você é Meu eterno servo. Quando eu aparecer aqui em Navadwipa, eu irei aceita a sua sampradaya. Viajarei para todos os lugares e cuidadosamente arrancarei todas as falsas escrituras dos mayavadis, e revelarei as glórias de adoração da forma pessoal da Suprema Personalidade de Deus. Mais tarde, quando eu aparecer, eu pessoalmente transmitirei seus ensinamentos puros”, o Senhor, então, desapareceu.

Quando Madhava despertou, ele ficou atônico ao recordar-se do Senhor e começou a chorar de saudades, dizendo: ‘Alguma vez eu irei ver novamente a bela forma dourada?’ Uma voz celestial do céu respondeu, ‘Adore-me secretamente, e você virá até mim’”.

 (OrigemNavadwipa-dham Mahatmya por Bhaktivinode Thakura, 19th cent.)
Há, também, outras ocorrências de iguais histórias imaginárias, as quais apresentam de forma completamente inapropriada a doutrina Tattvavada, tais como o fato de Chaitanya visitar Udupi e, “derrotar” os sábios Tattvavadis num debate, etc. Isso supostamente teria ocorrido quando partidários como Sri Vyasaraja e Vadiraja eram os líderes da tradição Madhava! O Apêndice XII, da 3ª edição (2000), da “History os the Dvaita School of Vedanta”, por Mm. B. N. K. Sharma (particularmente nas páginas 621-622), traz interessante leitura sobre o assunto que a Gaudiya alega. Nós citamos apenas o último parágrafo:

“Não está na hora, portanto, de que os Gaudiya Vaisnavas devem conduzir o passo para anular todas tais coisas sem base, mentirosas deturpações da doutrina de Madhava Acharya, que encontramos em algumas das biografias consideradas como de Caitanya, cessar de fornecê-las, e assim limpar seus estábulos, e colocar a casa deles em ordem? De outra forma, a conservação de tamanha deturpação na biografia de Caitanya apenas irá expô-los a graduação de ignorância dos trabalhos originais das doutrinas de Ramanuja e Madhava, as quais dificilmente redundarão para seus créditos”.

A última ocorrência de tais falsas alegações, foi uma citação atribuída a Sri Sri Vishvesha Tirtha, aparentemente considerando a si mesmo como “cisco embaixo dos pés de Prabhupada”. Tal citação foi veementemente negada por aquele (ver a colocação do dia 13 de fevereiro de 2001, no Dvaita List Archive (http://www.dvaita.org/list/old.shtml).

Existe a emissão de muitas certificações típicas emitidas pela ISKCON, feitas por algum Swamiji em Udupi, as quais incidentalmente condenam nossos esforços para obter uma clara resposta para nossas dúvidas como sendo contra Hari, Vayu, Guru, etc. Nós não precisamos comentar sobre a paródia de grandes descendentes de Madhava Acharya propriamente ordenar discípulos; quem talvez não tenha lido o “Relatório da posição sobre a ISKCON pelo Poornaprajna Vidyapeetha”, e que talvez não tenha o devido domínio da língua inglesa, assim, apressa-se em imprimir, emprestando seu nobre apoio, com tais dúbias tarefas com a condenação de um correto e verificável documento autêntico de Madhava, às entidades que expõem conceitos hostis a doutrina de Madhava.

Sri Sri Pejavara Swamiji parece zombar do cuidadoso relatório produzido e criado pelos eruditos em suas próprias instituições, sob a orientação do culto Sri Sri Vidyamanya Tirtha de Palimar Matha, e promete outro enunciado no lugar daquele para restaurar “relações harmoniosas”. Nós não conseguimos entender a sua preocupação, o Tattvavada foi propagado por Srimad Ananda Tirtha para alcançar uma “relação harmoniosa” com outras escolas, ou foi simplesmente a Verdade?  Alguma vez o Acharya escreveu para alcançar uma “relação harmoniosa”, em vez de expor Hari-sarvottamattva? Seja como for, vamos aguardar alguma ideia dele mais adiante. Neste meio tempo, iremos continuar a divulgar este caso de forma vigorosa em todos os níveis, e garantiremos que quaisquer mudanças sugeridas estão apenas baseadas no Pramana válido, mesmo que uma improvável circunstância de que quaisquer mudanças sejam exigidas na posição do Tattvavada, como declarado no Relatório.

Nós sinceramente cremos que nossa continua e principal lealdade a Madhava Acharya, que está imanente em todos nós como Mukhya Prana. Nós estamos muito sentidos que estejamos sendo submetidos a este teste por ele, e esperamos que nem nós nem Swamiji sejamos adulterados em devoção e entendimento. Oramos para Sri Hari e Madhava, pessoalmente, para que Eles possam guiar seu diminuto grupo de fiéis, através das diversas tentações e pressões, e continuem a nos guiar para realizar ações as quais sejam corretas, de acordo somente com os Shastras, o que conduzirá à liberação. Neste caminho, parece que há muitos obstáculos colocados até de regiões inesperadas, e mesmo aqueles que julgávamos já ter eliminado.

Nós refutaremos quaisquer mudanças específicas feitas contra nós, de tempos em tempos, conforme o necessário. Mas por enquanto nós gostaríamos de pedir aos nossos gentis leitores, que assinalem suas aprovações no curso da ação que temos feito por expressar a opinião deles em termos apropriados contra toda meios negligentes e vingativos que são feitos contra os nossos esforços. Mais que tudo, nós desejamos que os genuínos seguidores de Srimad Ananda Tirtha elevem-se e ativamente participem na criação e no aprimoramento dos recursos que beneficiem os estudantes destes ensinamentos; uma comunidade ativa e desperta é melhor protegida contra os inimigos internos e externos.

Sinceramente,

Arvind Acharya 
Nataraj Banihatti 
Madhusudan Bheemasenarao 
Krishna Kadiri 
Janardhan Krishnarao 
P.R. Mukund 
Murthy Navarathna 
Ramadas 
N.A.P.S. Rao 
Shrisha Rao 
Anand Ravipati 
G.V. Srinivasan 
Shobha Srinivasan 
Hunsur Sriprasad 
Keshava Tadipatri 
Meera Tadipatri 
Manish Tandon 
Madhvesh Upadhya


veja o Paper sobre este assunto : Relatório 

Nenhum comentário:

Postar um comentário