quinta-feira, 23 de junho de 2011

Algumas reflexões sobre iniciação


Algumas reflexões sobre iniciação

Artigo de: Revista Digital - Nitai 1 - reedição

“Some reflections on Initiation”

por

Neal Delmonico (Nitai Das)

Junho, 13, 2005
Tradução e notas de




Brasil, 2009-2011



Nota introdutória: Esta é uma edição revisada e corrigida do primeiro volume de Nitai-zine (Revista Nitai on-line). Minha recordação encontrava-se imperfeita quando eu escrevi este texto pela primeira vez. Depois de tudo, muitos anos têm passado desde os eventos nela descritos. Como eu pensei mais sobre aqueles eventos, eu encontrei neles um começo para reaparecer com novos detalhes. Esperançosamente, muitas de minhas idéias e lembranças incorretas foram corrigidas nesta versão. Eu também estava tentando conhecer com perfeição os eventos da grande admissão de Sarawati antes de Pandita Ramakrsna Das Baba, de que ele não tinha, de fato, recebido iniciação de Gaurakisora Das Baba, para um mais específico tempo e local. Aqueles detalhes foram adicionados e considerados nesta versão. Nitai Das


Sobre “sucessão” ou Parampara
Recentemente, entre os muitos outros projetos que tenho iniciado e não terminado, eu estava trabalhando no texto “Krsna-bhavanamrita” de Visvanatha Cakravartin, um deleitoso poema incorporando a prática Smarana ou visualização de Raganuga-bhakti. O primeiro verso do texto contém a palavra, “parampara”, a qual, entre outras coisas, pode ser traduzida como “sucessão discipular”. O verso, na tradução que fiz, é lido como segue:

“Eu me rendo à nuvem de chuva Krsna Caitanya, quem instantaneamente destrói a escuridão do mundo e refresca o mundo todo através de ininterrupta sucessão de chuva da Sua beleza, como a beleza de milhões de deuses do amor”.

É uma bela imagem. Caitanya é como uma nuvem de chuva, derramando Sua beleza como chuva por sobre o pó, num mundo sedento. Colocando esta preferência poética, a natural visão está na palavra “sucessão” (parampara). Sendo visto por outro ângulo, ela danifica tudo. As nuvens de chuva caem indiscriminadamente, mas no verso de Visvanatha ele deixa a ordem natural para trás, e coloca a idéia de sucessão das imagens. Uma vez que a imagem adequada não é muito fácil, nós devemos ter uma boa visão dela. Ou quiçá, a imagem deverá ser de linhas ou faixas de chuva movendo-se, cruzando a paisagem no caminho, que alguém vê algumas vezes no verão; uma intensa e carregada nuvem azul-escuro, caindo e encharcando uma área em particular, mas deixando ao seu redor áreas secas. De qualquer forma, alguém imagina isso, o significado parece ficar claro: a chuva de beleza de Caitanya ou brilho pessoal (kanti) é mediada através de sucessões, e para nós, na comunidade Caitanya, isso significa “sucessão discipular”. Este verso me faz lembrar de um tolo título de um livro, que me foi enviado recentemente. Escrito por alguém chamado Tripurari Maharaj (que tipo de nome Vaisnava é esse, seja como for?), ele é intitulado Sri Guru Parampara: Bhaktisiddhanta Saraswati Thakkura, sua herança esotérica de Kedarnatha Bhaktivinoda. Este livro está cheio de erros estúpidos, falácias, e más interpretações; mas, criticar este livreto bobo não é a questão deste ensaio. O autor, de qualquer forma, reivindica que Bhaktisiddhanta Saraswati recebeu diksa (iniciação) na Gaudiya Sampradaya, e isso fez lembrar-me de meu próprio afastamento para fora da ISKCON (Sociedade Internacional da Consciência de Krishna).

Porque saí da ISKCON
A principal razão de minha saída da ISKCON foi pelo fato de eu crer (e ainda continuo crendo), que Bhaktisiddanta Saraswati NUNCA recebera iniciação apropriada dentro da Caitanya Vaisnava Sampradaya (comunidade). Este desvelamento sacudiu absolutamente meu mundo em pedaços. Eu me lembro, sentado no telhado da casa de convidados da ISKCON em Vrindavana, do triste dia seguinte (que soube daquilo), ao olhar o sol nascente. Aquilo aparentava como um sol diferente, e o mundo o qual eu vi não era aquele o qual era familiar para mim. Isso era agora algo estranho e amedrontador. Durante semanas eu não tinha nenhuma idéia do que iria fazer. A pessoa que me dera à notícia fora o Dr. O.B.L. Kapoor, antigo sábio da tradição Gaudiya Vaisnava, e ex-membro da Gaudiya Math [GM] (seu nome de iniciação na GM era Adikesava Das). Ele pessoalmente confiou em mim; tinha afortunadamente encontrado iniciação genuína fora da organização de Bhaktisiddhanta, com o grande Bhakta da tradição Nitai-Gaura Radhe Syam , Sri Gauranga Das Baba .

Mesmo apesar de eu respeitar enormemente o Dr. Kapoor, eu recusei aceitar o que pareceu para mim como sendo extremamente más notícias, sob sua palavra apenas. Eu perguntei a outros, fazendo minha própria pesquisa, mas em todos os locais eu voltava e encontrava a mesma direção da inacreditável conclusão: Bhaktisiddhanta tinha sido recusado de iniciação por Gaurakisora Das Babaji; uma vez que ele tinha insultado o guru do seu pai, Sri Bipin Bihari Goswami , seu enorme ego e particularmente sua língua afiada, fecharam as portas do reino de Krsna para ele, bem como daqueles que têm dependência dele por orientação. Quando ele fora questionado, pela sua falta de iniciação, por um dos grandes estudiosos e praticantes da tradição Caitanya do último século, Pandita Ramakrsna Das Baba – quem era universalmente respeitado e honrado pelos Vaisnavas de todas as Sampradayas (comunidades) em Vrindavana, naquela época - ele jogou seu veneno sobre o Baba, quem estava seguindo a única forma reconhecida de renúncia na tradição Caitanya sob a casta da comunidade Goswami, e quem era o preservador da tradição Caitanya por séculos. Isso teve um profundo efeito sobre o funcionamento da GM, e todos os seus “descendentes”, um dos quais é a ISKCON. Adiante, se falará mais sobre esse problema numa edição futura deste boletim.

Bhaktisiddhanta não fora iniciado
Por que vim a crer que Bhaktisiddhanta nunca fora iniciado? Esta fora a razão quase universal dos ex-membros da Gaudiya Math empreenderem suas próprias saídas da organização. Eu sempre tinha ouvido que após a morte de Bhaktisiddhanta, em 1937, a Gaudiya Math gradualmente desintegrara-se, como resultado de lutas por poder e orgulho (pessoais). Eu descobri que o impulso real tinha mais princípios do que aquele. Este fora o resultado da descoberta da inautenticidade da iniciação de Bhaktisiddhanta. O homem quem começou a fratura da GM foi Bhaktiprasada Puri Das Goswami, conhecido antes da sua renúncia como Anantavasudeva Das, o líder da GM, que tinha sido escolhido pessoalmente por Bhaktisiddhanta (para ser o seu sucessor). A razão para isso fora precisamente a sua própria descoberta da falha fundamental no parampara da GM. Após cerca de quatro meses de uma longa série de palestras sobre o Bhakti-sandharbha de Sri Jiva Goswami, iniciadas na Bengala e terminadas em Vrindavana, ele chamou a todos os membros do Math, especialmente os sannyasis, e noticiou a sua própria despedida da instituição. Ele, também, informou a eles que seus esforços haviam sido em vão. Sem a iniciação apropriada de seu mestre – Bhaktisiddhanta – os mantras que ele dera nas iniciações eram inúteis. A instituição de sannyasa, também, a ordem de vida renunciada, de acordo com o sistema de Varna-asrama, ou o estágio exemplar de vida Hindu, o qual havia sido instituído por Bhaktisiddhanta no Caitanya Vaisnavismo, era também sem fundamento (uma vez que Bhaktisiddhanta havia dado para si próprio). Ele aconselhou a todos os sannyasis para irem para casa e se casarem. As suas buscas da sannyasa eram fingidas e uma perda de tempo. O mais importante de todos os conselhos que ele deu para o benefício espiritual deles era para pegarem a iniciação apropriada de uma autêntica linhagem dentro da tradição Caitanya. Isso eu escutei de muitos Vaisnavas mais velhos em Vrindavana e Navadwipa, que conheceram Puri Das pessoalmente, e que partiram junto com ele ou em pouco tempo depois.

Discípulos de Gaurakisora Das Babaji
Adicionalmente, eu fiz uma pequena pesquisa por conta própria. Durante uma de minhas visitas a Navadwipa, eu visitei o Bhajana Kutir/Mandira de Gaurakisora Das Babaji e falei com o pujari dali. Eu per-guntei para ele se Gaurakisora Das Babaji tinha tido algum discípulo iniciado? Ele me respondeu, depois de ter consultado alguns outros mais velhos da área, o fato que, tanto quanto ele sabia, houve apenas quatro: um casal (esposo e esposa), de meios modestos, e outros dois, agricultores da vizinhança, e nenhum deles era Bhaktisiddhanta. Como ele sabia disso, e o quanto é confiável seu testemunho eu não sei, mas tomando isso conjuntamente com outras evidências, que proporcionam suporte para a tese, tudo o que Bhaktisiddhanta pegou de Gaurakisora Das Babaji fora suas bênçãos na forma de um pouco de pó de Navadwipa, esborrifada sobre sua cabeça.

Evidências
A terceira parte de evidências vieram por conta de uma testemunha. Tripurari Maharaj declara que houve testemunhas na iniciação de Bhaktisiddhanta. Ele não menciona quem foram elas, e como ele soube que houve testemunhas. Nós estamos na expectativa, eu deduzo, de solenemente aceitar isso sob sua autoridade. Porém, a autoridade dele é inútil, e a menos que ele tenha alguma evidência, nós poderemos tratar a reivindicação de testemunhas sem a devida dúvida que merecem. A testemunha ocular que eu conheço, e da qual eu ouvi, foi de quem observou a admissão de Bhaktisiddhanta diante de Pandita Ramakrsna Das Baba, de que: “ele não recebeu iniciação de Gauraksora Das Babaji”. Bhaktisiddhanta tinha o hábito de visitar o Pandita Babaji durante as suas visitas a Vraja, uma vez que este era, sem dúvida, o mais respeitado dos Vaisnava da Caitanya, no inicio do século XX. Numa certa ocasião, certamente antes de 1914, quando Gouraksora Das Baba abandonou o corpo, Bhaktisiddhanta orou muito para Gauraksora Das na presença de Pandita Baba. Pandita Baba perguntou a ele se havia recebido a iniciação de Gauraksora. Bhaktisiddhanta disse que ele a tinha recebido em sonhos. O Pandita Baba disse-lhe que estava bem, mas que deveria recebê-la em carne e osso, uma vez que este era o único tipo de iniciação aceitável como autêntica na tradição Caitanya. Bhaktisiddhanta respondeu-lhe que iria, e encerrou a visita.

Evidências notáveis
Uns poucos anos mais tarde, em 1917-18, Bhaktisiddhanta retornou para Vrindavana, agora como o “acarya” da Gaudiya Math; um homem famoso com muitos discípulos. Ele visitou novamente o Pandita Baba. Babaji estava vivendo naquela época no Bhagavata-nivasa asrama, na Ramana Reti Road. Ele tinha estado doente, e tinha se recuperado. Quando Bhaktisiddhanta visitou-o, Pandita Baba perguntou-lhe novamente se ele tinha recebido iniciação de Gauraksora Das Baba. Ele respondeu que não tinha; ponto no qual o Pandita Baba ficara extremamente irado, pelo fato de ele ter tomado discípulos sem a devida iniciação. O Pandita Baba enxotou-o para fora do Asrama, e Bhaktisiddhanta, temendo danos em sua reputação, iniciou a sua campanha de calúnia contra os Babajis de Vraja, e proibiu seus discípulos de se encontrarem com eles. Este fato foi dado a mim por Advaita Das Baba, quem era sobrinho de Puri Das, e quem declarou que tinha escutado diretamente de Visnudas Baba, um jovem rapaz, e quem havia estado lá para ajudar o Pandita Baba durante a sua estada em Bhagavatanivasa. Visnudasa tinha estado no quarto durante o encontro do Pandita Baba e Bhaktisiddhanta, e escutou esta discussão pessoalmente. Advaita Das Baba estava, então, muito velho. Ele era um discípulo siksa (instrutor) do grande mestre Smarana, Manohar Das Baba de Govardhan. Quando eu me encontrei com ele, ele estava em Mahanta (abadia) de Govinda-kunda, o asrama de Siddha Manohar Das Baba. Eu expressei minha ansiedade sobre deixar a ISKCON por Advaita Das Baba. Eu sabia que iria deixar Bhaktivedanta muito irado se eu deixasse a ISKCON e pedisse abrigo aos pés de Kisorikisorananda Das Baba, como eu havia pensado em fazer. Ele sorriu e garantiu-me de que eu não teria nada a temer da ira da Bhaktivedanta. As Suas exatas palavras foram: “..sua ira não tem força!”. Eu dei um salto, e desde então eu nunca mais olhei para trás com qualquer pesar.

Há provas suficientes? Apasampradaya!
Tudo isso prova que Bhaktisiddhanta não recebeu iniciação autêntica? Isso depende dos meios de prova. Algumas pessoas fixam uma barra tão alta para a prova disso que, por aquele padrão, nada pode, sem dúvida, ser provado. Ainda hoje há alguém fora de centro e “boboca” que declara que o tal Holocausto não ocorreu, devido a que não fora definitivamente provado que tenha acontecido... Eu penso que a evidência preponderante cai contra Bhaktisiddhanta ter recebido uma iniciação autêntica. Não é somente um caso de boato, como alguns muito grossos demagogos querem reivindicar. As pessoas que sobreviveram àqueles eventos estavam vivas quando eu estava encarando minha difícil escolha e eles compartilharam comigo suas experiências e deslumbres. Além disso, é absurdo pensar que Bhaktiprasada Puri Goswami teria feito tal escolha momentânea, baseado em mero boato. Ele renunciou ao mais elevado e mais honrado posto dentro da GM, para viver uma vida de serviço e isolamento em Vrindavana. Sua vida foi colocada em perigo por causa disso, e se ele não tivesse sido escondido por alguns dos Goswamis do templo de Radharamana em Vrindavana, alguns dos membros da GM o teriam matado. Finalmente, há o fato de que a corrente da comunidade Vaisnava não considera a GM e a ISKCON [IGM] (esta fundada por Bhaktivedanta), como membros autênticos da tradição Gaudiya. Isto está mais dramaticamente demonstrado pelo fato de que a principal bandeira da Gaudiya Vaisnava Sampradaya não come nem tampouco se associa, tanto quanto possível, com os membros da IGM. Será este sentimento alastrado dentro da comunidade corrente com relação a IGM, baseado simplesmente em boatos? Eu penso que não. Ele está baseado na convicção de que a IGM não é parte da comunidade dos Vaisnavas, estes os quais traçam sua tradição desde Sri Caitanya Mahaprabhu. Eles são uma apasampradaya, ou comunidade renegada.
Conselho
Meu conselho para os homens e mulheres da ISKCON, e para os ex-ISKCON e não ISKCON é o mesmo que recebi há muitos anos atrás pelo Dr. Kapoor: “adquiram uma iniciação adequada”. Há muitos membros do autêntico Vaisnava Parampara, cujas linhagens são indisputadas.

Próxima edição: a segunda parte do argumento: A fenomenológica evidência de que a ISKCON não possui uma iniciação autêntica. Ela é de fato bem sucedida? Teve alguém que avançou? Qual é a regra que o Santo Nome joga hoje nela? Está tudo isso em concordância com a idéia de que a porta interna do reino de Krsna está fechada a ferrolhos para os membros da IGM?

Nenhum comentário:

Postar um comentário