quarta-feira, 22 de junho de 2011

Prabhupada - Editores Patifes


Editores patifes
Srila Prabhupada
22 de junho de 1977, Vrindavana.




Esta conversação aconteceu no dia 22 de junho, 1977, em Vrindavana, entre Srila Prabhupada e alguns integrantes da ISKCON.

Srila Prabhupada: Onde estão os outros?
Tamala Krsna:  pego outras pessoas? Satadhanya Maharaja? (longa pausa).
Sril Prabhupada: esse... encontre este verso: ‘munayah sadhu prstoham... (SB, 1.2.5).
Tamala Krsna: não está no índice. Este não é o novo Bhagavatam. Não há índice neste Bhagavatam. Munayah sadhu? “Os efeitos da Kali-yuga”, capítulo? Este é o verso sobre os efeitos da Kali-yuga? Não, (conversação de fundo, procurando pelo verso): munayah sadhu prsto 'ham bhavadbhir loka-mangalam yat krtah krsna-samprasno yenatma suprasidati [SB 1.2.5] “munayah- dos sábios; sadhu- isso é relevante; prstah- perguntado; aham...”
Srila Prabhupada: Não? O que é isso? Sadhu? O que é isso? Munayah?
Tamala Krsna: diz, “sadhu- isso é relevante”.
Srila Prabhupada: relevante?
Tamala Krsna: isso é o que está traduzido como “isso é relevante”. Talvez seja um engano.
Devoto (1): Isso é um engano.
Srila Prabhupada: Munayah?
Tamala Krsna: “munayah- dos sábios; sadhu- isso é relevante...”
Srila Prabhupada: sem sentido! Eles são... eles estão corrigindo minha tradu.... Patifes. Quem fez isso? Munayah está direcionado a todos este Munis.
Tamal Krsna: “isso está direcionado aos munis?
Srila Prabhupada: Sim.
Tamala Krsna: sadhus: grandes sábios.
Srila Prabhupada: Sim. Sadhu significa que eles são muito puros. O que pode ser feito se isso vem pra cá, e estes patifes se tornam “letrados” em sânscrito, e fazem todos estes absurdos? Um “culto” em Sânscrito enganado ... que patife! Ele tira... o que é seu.../? Saci-suta? Saci-sandana?
Tamala Krsna: jaya-sacinandana?
Srila Prabhupada: E eles estão mantendo isso. Significado diferente.
Tamala Krishna: “Bhavadbhih- por todos vocês; loka- o mundo; mangalam- bem-estar; yat- porque; krtah- feito; krsna- a Personalidade de Deus; samprasnah- questão relevante; yena- pelo qual; atma- ser; suprasidati- completamente satisfeito. Tradução: “ó sábios....”
Srila Prabhupada: Agora, aqui é “ó sábios”, e no significado palavra está “dos munis”. Apenas veja. Tal é a patifaria do “estudioso” do Sânscrito. Aqui isso está direcionado, sambodhana, e eles tocam (?) isso “munayah- dos munis”. É um grande risco dar a eles a direção editorial. Pouco conhecimento é perigoso. Todavia, estudioso apropriado do Sânscrito, pouco estudo, perigoso. De uma hora para outra eles se tornam grandes eruditos; altamente assalariados, e todas estas tolices. Quem são eles? (pausa), então?
Tamala Krishna: “ó sábios, eu fui...”
Srila Prabhupada: Não, eles não podem ser confiáveis. Eles podem fazer mais danos. Apenas veja a graça (?).
Tamala Krishna: sim. Nós descobrimos que no quinto canto há palavras que estão fora, o significado mudou completamente. Eu penso que no terceiro capítulo que nós lemos, Bhakti-prema Maharaj fez uma meia dúzia de correções de correções sérias. Eles têm mudado o significado.
Svarupa Damodara: alguns dos erros no número das figuras.
Tamala Krishna: ah, sim, todos elas estão...
Srila Prabhupada: então, como eles podem ser confiáveis, assim chamados, deste modo? (sussurro de fundo) hmm?
Yasoda-nandana: no Gurukula nós estamos dando aulas de Isopanisad para as crianças. Então nós pegamos... (inaudível)... Prabhupada e as palavras cuja recente edição da Press estão erradas. Muitas mudanças foram feitas. Eles estão tentando fazer um “inglês” melhor, mas algumas vezes, para fazer um inglês melhor, eu penso que eles estão cometendo erros filosóficos também. Não há muita necessidade de tornar o inglês melhor. Seu inglês é suficiente. Ele é muito claro, muito simples. Nós vimos 125 mudanças. Eles estão mudando muitas coisas. Nós duvidamos que fossem necessárias. Iremos mostrar isso para o senhor agora. Eu mantenho o livro.
Srila Prabhupada: E o que estes patifes estão fazendo? O que pode ser feito? Como podemos confiar neles?
Svarupa Damodara: não é responsabilidade da gestão do BBT ver sobre estas mudanças sem a permissão de Prabhupada?
Srila Prabhupada: E Ramesvara negligenciando isso. O grande patife é Jagannatha? Ele está em Los Angeles.
Tamala Krishna: Jagannatha dasa?
Srila Prabhupada: talvez.
Devoto indiano (2): Jagannatha-suta.
Srila Prabhupada: Jagannatha-suta.
Tamala Krishna: Não...
Srila Prabhupada: e um patife se foi.
Tamala Krishna: Nitai.
Srila Prabhupada: Isso está começando. O que eu posso fazer? Estes não podem.... estes patifes não podem ser instruídos. Perigoso. Pouco conhecimento, perigoso. Então, como corrigir? O líder destes perigosos é Radha-vallabha.
Tamala Krishna: Radha-vallabha.
Srila Prabhupada: Hmm ele é um perigo; quem mantém estes patifes com este trabalho. Ele sempre terá questões e alterações. Este é seu assunto. Isso é um negócio americano. Eles tomam isso sempre. O que eu posso fazer? Por último, isso vai ao editorial. Eles fazem mudanças; tais mudanças.
Tamala Krishna: o Seu trabalho original, que o sr. está fazendo agora, que está editado por Jayadvaita. Essa é a primeira edição.
Srila Prabhupada: ele é bom.
Tamala Krishna: Ele é bom. Mas, então, depois deles imprimirem livros, eles revisam. Então, quando reimprimem...
Srila Prabhupada: então, como controlar isso? Como parar com isso?
Tamala Krishna: eles não devem fazer quaisquer mudanças sem consultor Jayadvaita.
Srila Prabhupada: mas eles as estão fazendo sem qualquer autoridade.
Svarupa Damodara: eu penso que devamos analisar todos os livros já impressos, antes de imprimir o próximo lote e verificar quaisquer erros assim que devam ser todos corrigidos. De qualquer forma, se os eruditos encontrarem muitos erros nos livros, então a qualidade e apreciação estarão reduzidas.
Giriraja (?): (indistinto).
Svarupa Damodara: sim. Nós achamos até que eles são bem avaliados dentro do circulo culto, e não queremos manter realmente.
Srila Prabhupada: Uma característica muito séria. Não é possível para eu verificar, e eles estão fazendo todas as tolices; livres (pausa).
Yasoda-nandana: Jay Srila Prabhupada!
Srila Prabhupada: O que fazer?
Tamala Krishna: eu penso no ponto proposto por Svarupa Damodara, que todos os livros devam ser verificados antes de serem reimpressos novamente... e eles devem ser verificados não por alguém assim chamado homem versado em Sânscrito, mas por um devoto instruído. Assim como o sr. sempre favoreceu Jayadvaita devido a sua Consciência de Krishna.
Srila Prabhupada: Jayadvaita, Satsvarupa...
Yasoda-nandana: Bhakti-prema, ter Satsvarupa.
Tamala Krishna: O sr. sabe, o ponto real é que o Sânscrito muitas vezes não está apropriadamente na tradução, como vemos no que Nitay e outros têm feito.
Srila Prabhupada: Ele é um patife... é isso. Ele está procurando guru e trabalho para encher a barriga. Estas são as últimas notícias.
Tamala Krishna: o que ele está fazendo?
Srila Prabhupada: Ele está procurando algum trabalho para encher a barriga. De outro modo ele morre de fome se pegar algum trabalho. E ele está a procura de um guru fora. Job-guru. Agora faz o necessário. Por outro lado, tudo será estragado. Estes editoriais patifes... Que “Fácil Jornada”, original, isso (indistinto) Hayagriva mudou muitas vezes.
Tamala Krishna: ele, na verdade, retirou toda a parte sobre eles terem ido a lua, como sendo uma infantilidade. Ele apagou toda a seção.
Yasoda-nandana: também no Bhagavatam, onde Prabhupada fala sobre o Senhor Buddha.... O sr. mencionou que se os seguidores do Senhor Buddha não parassem com a matança, não haveria um significado para tal caricatura. A expressão fora muito boa. Mas no novo livro a palavra não está em nenhum lugar. Eles pularam a palavra. O significado na palavra não é....assim muitas vezes.
Srila Prabhupada: Essa é uma situação muito séria. Ramasvara está na direção....
Svarupa Damodara: Eu penso que eles estão trabalhando muito independentemente, sem consultar apropriadamente.
Yasoda-nandana: algumas vezes eles reclamam “nós podemos fazer um inglês melhor”, então eles mudam o que querem, assim como no caso do Isopanisad. Há cerca de 100 mudanças. Então, onde está a necessidade? Suas palavras são suficientes. A potência está nelas. Quando eles mudam, ficam outra coisa.
Svarupa Damodara: esta é uma mentalidade muito perigosa, atualmente.
Yasoda-nandana: o que está sendo feito em cinco anos? Isso está sendo um livro diferente.
Srila Prabhupada: então você.... o que você está fazendo... esta á uma situação muito séria. Você escreveu uma carta que “Por que vocês estão fazendo muitas mudanças?” e a quem escrever? Quem irá cuidar disso? Todos os patifes estão ali. Escreva para Satsvarupa que “Essa é a posição. Eles estão faendo qualquer coisa em tudo conforme o capricho deles”. Na próxima edição deverá novamente ser do modo original.
Tamala Krishna: Eles devem ter uma banca de Satsvarupa e Jayadvaita.
Srila Prahupada: Hmm
Tamala Krishna: aqueles dois estão agora em Los Angeles.
Srila Prabhupada: então, escreva para eles imediatamente que “os editores patifes estao causando devastação, e eles estao sendo mantidos por Ramesvara e grupo”.
Tamala Krishna: Algumas vezes há o temor que alguma palavra seja impopular, e devido ao desejo de ganhar popularidade ou aceitação eles diminuem a força das palavras. Eles mudam a palavra. Eles escolhem uma palavra a qual é assim chamada mais aceitável.
Svarupa Damodara: tem algo com De Volta ao Supremo. Apenas publicam muitas fotos, tentando mudar muitas coisas tendo em vista fazê-lo popular. Eles têm feito isso até mesmo com a filosofia... (pausa).
Satadhanya: eu me recordo quando Ramesvara esteve aqui, ele tinha mencionado um artigo em que o Sr. tinha criticado fortemente, então ele disse que tinha deixado de lado uma parte pelo fato de ele temer uma reação ruim, por parte dos cristãos na América.
Srila Prabhupada: isso é possível. Isso é possível. Ele deve ser cuidadoso. E então?
Tamala Krishna: eu penso que além de Satsvarupa e Jayadvaita verificarem o inglês, que Bhakti-prema maharaj tem que verificar todo o Sânscrito em todos os livros... ele está traduzindo agora, assim, na medida em que ele traduz, ele pode verificar. Ele está indo começando agora, iniciando no Primeiro Canto.
Svarupa Damodara: eu penso que isso seja bem apropriado, porque, verificando  o inglês, não terá como sem verificar o Sânscrito sem o original.
Tamala Krishna: tem um verso no Quinto Canto. Na forma como eles o traduziram, não existe meio de qualquer um poder ter a possibilidade de entendimento do que o verso significa. Eu penso que isso ficou ininteligível pela tradução. Então, nós estamos lendo. No final, Bhakti-prema disse: “espere um minuto. Esta tradução está errada. Eles editaram uma citação extra aqui onde não havia, e tornaram isso completamente ininteligível”. Então, rapidamente, quando ele corrigiu o Sânscrito, ficou fácil de entender. Ficou muito claro.
Srila Prabhupada: então, o que fazer?
Tamala Krishna: Então, eu penso que nós devamos ser lentos, porém certos. Nós temos que revisar todos os livros e fazer certo, eles eram perfeitos antes, e serão reimpressos novamente. Não de forma apressada, imprimir, imprimir, e imprimir tudo absurdamente.
Svarupa Damodara: certa vez eu tive uma forte conversa com Ramesvara maharaj, sobre um artigo nosso para imprimir em De Volta ao Supremo. Eu não queria então que fosse impresso na revista porque eles tinham feito muitas mudanças...
Srila Prabhupada: oh! Ele atreveu-se a mudar os seus também?
Svarupa Damodara: Oh! Sim. Eles mudam muitas coisas em nossos artigos. E isso foi no telefone. Eu tinha falado para ele em Atlanta de Los Angeles. E eu disse a ele que, “este artigo não deverá ser impresso porque eles fizeram muitas mudanças”. E eu não gostei disso. Então eles me responderam que, “isso já tinha sido compensado, e a diretiva da BBT estava sempre apressada. Isso era sempre das diretivas da BBT”. Então eu respondi que “se vocês sacrificam a qualidade pela força da pressa, então isso é o negócio de vocês, mas não é o meu jeito, então, por favor, não imprima”. Mas, de qualquer modo, eles imprimiram de qualquer jeito o artigo. E nós todos tivemos uma reação ruim.
Srila Prabhupada: então, você levou isso a Satsvarupa? Eles não podem mudar qualquer coisa.
Tamala Krishna: (indecifrável).
Svarupa Damodara: então, nós paramos de escrever artigos em De Volta ao Supremo, desde então porque....
Tamala Krishna: agora, eu penso, com Satsvarupa aqui, o sr. não terá o problema de mudanças como tal. Ele escreveu uma carta dizendo que uma das primeiras coisas é que ele não deverá mudar o que é fornecido a menos que... ele não irá fazer mudanças.
Svarupa Damodara: não, se eles nos consultam, mesmo com mudanças, estará tudo bem. Mas eles apenas editam aqui e ali, e cortam isso fora... certas coisas. Eles estão mudando todo o significado. Eles estão fazendo não raro sem sentido em vez de fazer com sentido.
Srila Prabhupada: então, no todo, estas coisas perigosas estão acontecendo. Como verificar isso?
Tamala Krishna: há fortes líderes filosóficos que podem verificar isso, como Satsvarupa e Jayadvaita.
Srila Prabhupada: Hmm.
Tamala Krishna: eles devem também ser incluídos nas decisões da BBT. Não pode ser simplesmente que gerenciem tomando decisões.
Srila Prabhupda: sim. Sem a confirmação deles, não será... deixe eles.. são todos patifes.
Svarupa Damodara: certa feita, eles fizeram mudanças num artigo. Dizendo que, toda a filosofia Vaishnava tornou-se mayavadi num artigo cientifico. Então eu disse a eles que “vocês são melhores que... um melhor (indistinto)”. Isso tudo se tornou Mayavadi, então tudo ficou maluco. Foi por isso porque eu disse fortemente para eles que “isso não deve ser feito de modo nenhum. Se vocês querem fazer mudanças vocês têm que consultar aqueles que escreveram tais artigos”.
Srila Prabhupada: então, eles estão fazendo estas mudanças muito livre e perigosamente. E estes patifes sempre estão, afinal das contas, mudando, Radha –vallabha. Ele é um grande patife. (pausa), (lendo).
Tamala Krishna: tradução: “Anteriormente, todos os grandes sábios prestaram serviços junto a Suprema Personalidade de Deus, devido a Sua existência acima dos três modos da natureza material. Eles adoraram-nO para se tornarem livres do condicionamento material e assim obtiveram o beneficio último. Qualquer que siga tais grandes autoridades é também eleito para liberação do mundo material”. Comentário: “... o propósito de realizar a religião não é nem para alcançar benefícios de ganhos materiais nem conseguir o conhecimento simples de discernir entre matéria e espírito. A meta última da atuação religiosa é liberar a pessoa do cativeiro material, e recuperar a vida de liberdade no mundo transcendental, onde a Suprema Personalidade de Deus é a Pessoa Suprema. As leis da religião, portanto, são diretamente decretadas pela Personalidade de Deus, e com exceção dos Mahajanas, ou os agentes autorizados do Senhor, ninguém conhece o propósito da religião. Há doze agentes particulares do Senhor que conhecem o propósito da religião, e todos eles rendem serviço transcendental junto a Ele. As pessoas que desejarem seu próprio bom caminho seguem estes Mahajanas e assim alcançam o beneficio Supremo”.
Srila Prabhupada: leia.
Tamala Krishna: O próximo verso?
Srila Prabhupada. Não. Sim, neste ponto... essa é a meta, que alguém deve conhecer Krishna, e a vida humana é o meio para este propósito. Esta é a distinção entre a vida animal e a vida humana. Portanto, no próximo verso é yato bhaktir adhoksaje. Encontre-o.
Tamala Krishna: sa vai pumsah paro dharmo yato bhaktir adhoksaja ahaituky apratijhata yayatma suprasidati (SB.1.2.6)
Srila Prabhupada: então, a vida está dividida em dois: o corpo e a alma. Realmente a alma requer satisfação. A não ser que a alma acesse adhoksaja-adhoksaja - significa além da percepção do entendimento do corpo -, não será possível. Então, nós poderemos iniciar mais tarde neste capítulo. Próximo verso?
Tamala Krishna: tradução?
Svarupa Damodara: próximo verso.
Tamala Krishna: tradução?
Srila Prabhupada: não, não, não. O próximo verso.
Tamala Krishna: vasudeve bhagavati bhakti-yogah prayojitah janayaty asy vairagyam jñanam ca yad ahaitukam (SB.1.2.7)
Srila Prabhupada: a não ser que alguém chegue neste ponto, para entender Vasudeva, qualquer coisa que faça ou obrigação que ocupe, será perda de tempo. Se gasta o tempo desta forma, o corpo irá mudar, então, qualquer que seja a coisa que faça na sua vida, o corpo irá mudar. Isso é perda de tempo. Após a mudança do corpo, tudo termina. Srama eva hi kevalam.
Tamala Krishna: próximo verso?
Srila Prabhupada: hmm hmm.
Tamala Krishna: dharmasya hy apavargyasya nartho 'rthayopakalpate narthasya dharmaikantasya kamo labhaya hi smrtah
Srila Prabhupada: o Dharma, artha, kama, moksha... geralmente as pessoas tomam a religião para incrementar a condição econômica. Isso continua. Elas vão à igreja: “ó Senhor, nos dê nosso pão diário”; e elas vão ao templo “ó Mãe Kali, me dê isso; ó pai Siva, me dê aquilo”. Então elas fazem isso para desenvolvimento econômico. Mas este não é o caminho correto. Dharmasya hy apavargyasya. Dharma deverá ser executado para encerrar a vida condicionada material. Apavarga. Pavarga. Essa vida material é Pavarga. “pa”, significa parisrama, trabalho duro, e “pha”, significa phena, trabalho duro que aumenta. Pa, pha, ba. E ainda assim é confuso, vyartha. Bha: e sempre teme, e ma significa morte. Então, pa, pha, ba, bha, ma. Então, dharma significa parar com pa, pha, ba, bha, ma.
Svarupa Damodara: Isso é apa?
Srila Prabhupada: Varga. Isso é pa-varga. Há cinco Vargas: Ka-varga, ca-varga, e pa-varga. Muito científico. A-pa-varga. E o significado. Mas estes patifes, eles têm incrementado pa-varga, que é srama eva hi kevalam. O princípio básico do dharma está errado. Dharma é um meio de parar com este pa-varga. E eles estão incrementando pa-varga. E a próxima palavra?
Tamala Krishna; kamasya nendriya-pritir labho jiveta yavata jivasya tattva-jijnasa nartho yas ceha karmabhih [SB 1.2.10]
Srila Prabhupada: então, a questão será que, “se nós não alcançamos meios materiais, então como nós poderemos viver? E isso é um fato. Portanto, é dito aqui, dharmasya hi.... não. O que é isso?
Tamala Krishna: Kamasya nendriya-pritir labho jiveta ... [SB 1.2.10].
Srila Prabhupada: sim. Kamasya, gratificação dos sentidos, requerida, mas não com o propósito de gratificação dos sentidos (grosseiros). Requer-se apenas para viver confortavelmente. Você tenta fazer o desenvolvimento econômico, que está tudo certo. Mas eles simplesmente fazem por gratificação dos sentidos. “eu tenho um carro, e necessito de outros três carros para meus filhos e esposa”. É isso que está acontecendo. Desenvolvimento econômico... você precisa de alguma obrigação ocupacional para manter seu estilo de vida. Isso é permitido. Mas por que mais, mais e mais? Qual a razão? Eles estão fazendo pesquisas cientificas para a gratificação dos sentidos. Então, kamasya na indriya-pritih. Você necessita de alguma gratificação não para os sentidos, mas porque você tem um mau negócio, este corpo; apenas para mantê-lo, não mais do que isso. Isso é varnasrama-dharma. Então, há muitos problemas que nós temos criados. Eles não entendem. E esta civilização está simplesmente gratificando os sentidos, assim de forma perigosa. E dehantara-praptih. E eles criam uma posição por meio de muito trabalho, e o corpo está mudando. Então srama eva hi kevalam. Que beneficio você consegue? Nesta vida você constrói um arranha-céus, tem três dúzias de carros, e na próxima você se torna um cão. Então, qual é o seu lucro? O que você irá ganhar? Eles não ganham nada. Então, as mudanças do corpo está nas mãos da natureza. Karamana daiva-netrena. Isso não está em suas mãos. Quando o corpo muda você não pode dizer, “não, eu não irei mudar”, porque isso não está sob seu controle. Então, simplesmente isso não é perda de tempo?
Svarupa Damodara: sim. No Bhagavata está dito bem claro: srama eva hi kevalam.
Srila Prabhupada: estes patifes, eles não entendem. Esta é a posição.
Tamala Krishna: próximo verso?
Srila Prabhupada: hmm hmm.
Tamala Krishna: Vadanti tat tattva-vidas... [Bhag. 1.2.11].
Srila Prabhupada: tudo certo. E, portanto, a civilização deverá ter athato brahma jijnasa, simplesmente indagar sobre a Verdade Absoluta. Isso é civilização. Agora você pode... não importa o pouco que nos tenhamos debatido, você poderá debater agora e fechar nosso livro. Como toda a civilização segue erroneamente; como isso é arriscado; e o que eles não sabem. Agora, o que os materialistas têm para dizer em relação a isso?
Satadhanya: eles dizem que tudo está melhorando.
Srila Prabhupada: o que está melhor?
Yasoda-nandana: bem, recém a cem anos atrás não havia aeroplanos, carros, nem aparelhos....
Srila Prabhupada: está certo, mas quando você se tornar um cão na próxima vida, o que você irá ganhar? Você não poderá usar este aeroplano. Você terá que fazer um descanso neste carro, neste assento. O que você fará sobre isso? Dahantara-praptih. Krsna diz a citação mais autorizada e nos dá o exemplo: dehino 'smin yatha dehe kaumaram ... [Bg. 2.13]. então, como você irá verificar este dehantara?
Tamala Krishna: eles argumentam que, “nós estamos fazendo as pessoas viverem mais agora do que antigamente”.
Srila Prabhupada: apesar de tudo, você terá mudanças. Numa plataforma falsa, para viver mais; será que isso é um grande lucro?
Tamala Krishna: bem, assim que nós melhoramos a vida material...
Srila Prabhupada: não! Onde está a melhora? Você está indo para tornar-se um cão, supõem-se. Onde está a melhora?
Svarupa Damodara: isso é uma ilusão.
Srila Prabhupada: eles perdem.
Svarupa Damodara: nós estamos pensando que estamos melhorando, mas de fato nós não estamos resolvendo os problemas.
Satadhanya: o sr. disse em outro dia que se nós analisarmos o que os cientistas têm feito, nós iremos ver que eles, de fato, não estão fazendo nada de benéfico; nenhum benefício. Seja o que eles fazem não haverá benefícios, simplesmente algum conforto corporal. Mas onde está o benefício disso?
Srila Prabhupada: assim como eles não possuem melhoras.... um homem está indo à morte. Pelo oxigênio, por outro meio, e outro, ele possivelmente viva por alguns poucos minutos mais. Eles dizem: “isso é uma melhora”.
Svarupa Damodara: isso está criando mais problemas.
Tamala Krishna: quando nós lemos no quinto Canto do Bhagavatam sobre a comodidade da vida é muito maior em outros planetas, de qualquer modo, mesmo assim eles não podem nem mesmo iniciar a imitar os outros planetas elevados, o que dizer do aspecto espiritual...
Srila Prabhupada: eles fazem; os karmis fazem. Eles querem continuar após a morte. Portanto, karma-kanda. Por cerimônias rituais eles desejam ser promovidos. Irdhvam gacchanti sattva-sthah; pelo aumento de Sattva-guna, você poderá ir ao sistema planetário superior.
Tamala Krishna: tomara que isso seja considerado mais inteligente do que o grosseiro...
Srila Prabhupada: Não. Não, porque depois de tudo, você tem que morrer. Ksine punye punar martya-lokam visanti. Sempre você terá que falecer.
Svarupa Damodara: nós temos então que dizer: “nós não podemos negar completamente o avanço cientifico. Nós não poderemos dizer que o que vocês estão fazendo é simplesmente um contra-senso”. Ao mesmo tempo, nós podemos salientar que, “sim, vocês estão fazendo; criando uma tentativa de encontrar uma solução ou uma situação confortável. Isso não é possível, porque há necessidade de alguma coisa além. Isso não é o suficiente.
Srila Prabhupada: e isso é yato bhaktir adhoksahe. Esta é a primeira citação. Há dois tipos de responsabilidade ocupacional. Uma é inferior, vai para baixo, e a outra é superior, de volta para casa.
Svarupa Damodara: satisfação da alma, como Srila Prabhupada mencionou.
Srila Prabhupada: sim.
Svarupa Damodara: então o Adhoksaje.
Srila Prabhupada: adhoksaje yato bhaktih. Quando você se torna um devoto, então você irá...
Svarupa Damodara: isso é requerido.
Srila Prabhupada: essa é a meta da vida. Então, tudo está exposto no Srimad-Bhagavatam. Então, aqueles patifes desafortunados, eles estão distorcendo. O que eu posso fazer? Como parar com isso?
Devoto (3): mas eles argumentam: “Por que deveríamos aceitar que terá uma próxima vida”?
Srila Prabhupada: patifes; por que vocês aceitam a velhice? Vocês são jovens agora, terão que aceitar e se tornarem (velhos). Por que vocês estão aceitando isso? Patifes! Responda-me isso?
Devoto (3): eu não sei.
Srila Prabhupada: então, por que dizem besteiras? “Por que teríamos que aceitar”? Você tem que aceitar; bobagem. Esta é a lei da natureza. Você pensa que não irá ficar velho como eu? “eu não irei aceitar...” você terá que aceitar. Então, qual a utilidade de dizer isso? Tolos patifes!
Devoto (3): então eles têm que aceitar que...
Srila Prabhupada: têm que aceitar; devem aceitar.
Svarupa Damodara: ó sim.
Srila Prabhupada: vocês todos agora são jovens. Quem quer se tornar um inválido como eu? Com três pessoas eu tenho que caminhar. Ninguém quer. Mas você tem que aceitar. “por que devo aceitar”?, Você... “por que?” não é uma questão de “por que”, você tem que aceitar. Esse é o controle.
Tamala Krishna: eles, possivelmente, argumentem que...
Srila Prabhupada: qual o significado de “argumentam”? eu irei golpear você com os sapatos. Você terá que aceitar. Qual é a utilidade do argumento?
Svarupa Damodara: como um homem louco.
Srila Prabhupada: isso é tudo. A natureza irá bater em você com os sapatos. Você tem q aceitar.
Tamala Krishna: eles dizem, “nós vemos homens velhos, mas nós jamais vimos uma mudança de corpo deles”.
Srila Prabhupada: isso já não é mudança? Vocês agora são jovens homens; e agora se tornaram velhos. Então, vocês não possuem olhos? Vocês estão cegos. Eu não fui um homem jovem?
Devoto (3): mas eles argumentam: “isso é necessário...”
Srila Prabhupada: que utilidade tem este argumento? Você tem mudanças. Você está indo ser enforcado. Não há argumento. Você será enforcado.
Devoto (3): mas por que um corpo de um cão?
Tamala Krishna: é, por que um corpo de cão? Nós temos visto que o sr. se tornou um homem velho a partir de um homem jovem, mas nós jamais vimos um homem se tornar um cão.
Srila Prabhupada: então você não... você vive.  Você segue junto. Você verá. Mudança significa que... que esse é a falha deles. A mudança.. mudança significa que vocês têm que aceitar qualquer mudança. Você vê ou não vê. Tatha dehantaram. Deha, o corpo, irá mudar. Você tem pegado oito milhões de corpos. Isso pode mudar para qualquer um. Não é uma questão de ver. O sugestionamento é que você tem que mudar. Agora, sob qual corpo vocês estão mudando; isso vocês não podem ver. Como você pode dizer “eu não posso ver”? isso você não pode... haverá mudanças. Então, como será a mudança? Karmana daiva-netrena, pela administração superior e pelo seu karma.
Svarupa Damodara: lei sutil.
Srila Prabhupada: lei sutil.
Svarupa Damodara: além das leis físicas.
Srila Prabhupada: sim, não é uma lei física. Do mesmo modo como uma larva se transforma em borboleta. Vocês podem ver.
Savarupa Damodara: a ciência aceita que todas as células do corpo humano mudam por completo em sete anos.
Srila Prabhupada: sim.
Svarupa Damodara: a cada sete anos...
Srila Prabhupada: sim.
Svarupa Damodara: .. tudo muda. Então, a mudança é um fato.
Srila Prabhupada: Assim, a mudança toma lugar de acordo com a sua mentalidade. Você é algo sutil, psicológico. Uma pessoa pode ser uma ladra, pela mudança ela se torna uma pessoa santa. Um homem é uma pessoa santa; ele se torna um ladrão. De forma muda, de acordo com as três qualidades... Irdhvam gacchanti sattva-sthah. Você não pode verificar isso imediatamente porque você está mudando do sattva-guna para rajo-guna; de rajo-guna para tamo-guna. Então, como você pode verificar? Mas haverá mudanças. Isso está fixado. Deste modo nós temos pegado a palavra “mudança”. Você não pode supor quais mudanças. Você está indo para ser um cão ou deus? Isso irá depender da sua ação. De que modo você pode esperar para ver que “eu não vejo”? mas isso não está certo. Há 8.400.000 diferentes tipo de mudanças de corpo. Você tem mudanças. Não que você tenha que se tornar um cão. Você pode se tornar um semideus. Irdhvam gacchanti.. mas a mudança é certa. Assim, se mudanças tem vez, então, qual é a sua posição? Seja o que você tiver feito, srama eva hi kevalam.
Yasoda-nandana: eles dirão: “nós podemos perceber todas as mudanças durante esta vida. Nós concordamos...”
Srila Prabhupada: e na próxima vida, patifes...
Yasoda-nandana: “por causa da mudança final, na morte, a última transmigração para outro corpo, porque nós não podemos ver de acordo com nossas experiências cientificas...”
Srila Prabhupada: então você morre; o que verá? Seus olhos são retirados. O que você irá ver? Você diz, “eu morro”. Então, o que você irá ver depois da morte? Um homem morto tinha olhos. Pode ele enxergar?
Tamala Krishna: então eles dizem “como você viu, o que você está nos dizendo o que irá...
Srila Prabhupada: ver pela inteligência (quebra). Nós estamos aceitando tudo como isso.
Devoto (3): então eles dizem, “nós aceitamos que há uma mudança de corpo. Então a vida é assim, uma simples mudança de corpos. Não há mais do que isso, simplesmente...”
Srila Prabhupada: não! Há uma parada de mudanças do corpo quando você...
Devoto (3): como assim?
Srila Prabhupada: como você. Como você sabe? Você é um tolo. O que você conhece? Você aprende. Você é um tolo. O que você sabe? Você se torna inteligente. Tad-vijnanartham sa gurum evabhigacchet [MU 1.2.12] você é um tolo. O que você sabe? A dificuldade está que você é um tolo; você quer ocupar a posição de um homem instruído. E isso é a sua falta. Você não aceita a sua posição que você é um tolo.
Devoto (3) então, nós primeiro deveremos...
Srila Prabhupada: sim.
Devoto (3): eles devem tornar-se um pouco humildes.
Srila Prabhupada: sim. Tad viddhi pranipatena pariprasnena sevaya [Bg. 4.34].
Svarupa Damodara: eles devem saber que cada processo de aquisição de conhecimento requer certas condições para ser pleno, tendo em vista entendê-lo. E aquelas condições têm de ser adquiridas. De outro modo, não será possível.
Srila Prabhupada: assim, esta é a dificuldade no presente. Um tolo está argumentando. Qual é o significado do seu argumento? Ele é um tolo. Isso não tem significado.
Devoto (3): tudo delonga.
Srila Prabhupada: então, leiam o Bhagavatam muito seriamente. Assim a sua tolice se irá. Lokasyajanato vidvams cakre satvata... Todos tolos; para o conhecimento deles, é que foi escrito o Bhagavatam. Mudho nabhijanati, mohito nabhijanati, a dificuldade está num tolo em si, pensando ser muito avançado em conhecimento. Esta é a dificuldade.
Svarupa Damodara: essa é a confusão com os cientistas.
Srila Prabhupada: sim. Eles estão criando grandes confusões.
Svarupa Damodara: eles pensam que o destino de um homem repousa em suas mãos; algumas vezes eles dizem isso.
Srila Prabhupada: é isso. Um tolo pode tornar-se uma pessoa inteligente. Isso é bom. Mas sem se tornarem inteligentes, como estão vivendo, permanecem tolos. De outra forma não há obstáculos. Talvez eu seja um tolo, mas no futuro, eu talvez me torne inteligente através da educação.. porque dizer  isso não é verificado. Mas a dificuldade está que ele permanece um tolo e clama-se como sendo inteligente. Esta é a dificuldade. Esta é a dificuldade. Nós não dizemos que “porque você é um tolo, você deverá permanecer um tolo”. Não. Você se torna inteligente. Beneficie-se de pessoa inteligente. Mas você permanece um tolo e clama-se como sendo inteligente, e isso é..  eles estão fazendo. Pouco conhecimento é perigoso, nós dizemos que não permaneça sendo patife. Tamaso mas “não fique na escuridão”. Nós dizemos: nós estamos propagando o  Movimento da Consciência de Krishna; tem este propósito, que “você é um tolo, mas não permaneça um tolo. Venha para a luz. Tamaso ma jyotir Gamaya. Esse é o nosso propósito. Mas este patife, ele irá permanecer na patifaria, e irá dizer que “eu não sou”. Essa é a dificuldade. Ilumine-se. O Bhagavata está aqui. O Bhagavad-gita está aqui, e então torne-se inteligente. Mas não proclame-se como inteligente enquanto você estiver na plataforma da tolice. Isso não é bom. Isso é suicídio. Então leia muito cuidadosamente o Bhagavatam. Não continue sendo um patife. Então a vida será bem sucedida. Esta é a inflexibilidade Ocidental. Eles querem permanecer na plataforma da patifaria, e apesar de isso eles se proclamam: “eu não sou”.
Svarupa Damodara: sim.
Srila Prabhupada: esta teoria de que a vida vem da matéria não se assenta, apesar de eles estarem recebendo prêmio Nobel.
Tamala Krishna: sim.
Srila Prabhupada: apenas veja.
Tamala Krishna: grande quantidade de dinheiro como prêmio.
Svarupa Damodara: apoiado por todos os...
Srila Prabhupada: outra patifaria. Andha yathandhaih. Ele é um tolo, e ele é apreciado por outro tolo. É isso que segue.
Svarupa Damodara: mesmo o governo está por detrás destas pesquisas. A NASA e a Fundação Federal Governamental gastam bilhões de dólares nestas pesquisas.
Srila Prabhupada: apenas veja. Então, o que é esse governo? Outra combinação de patifes; isso é o que são. Eles não têm conhecimento.
Svarupa Damodara: alguns deles estão também começando a sentir que....
Srila Prabhupada: sim, isso deve...
Svarupa Damodara: há alguma coisa errada...
Srila Prabhupada: deve ser.
Svarupa Damodara: ... com aproximação inteira.
Srila Prabhupada: isso deve estar lá.
Svarupa Damodara: como há um físico em Princeton. Seu nome é Dyson. Freeman Dyson.
Srila Prabhupada: isso é inquisitivo, jijnasu. Está lá, uma classe de homens, jijnasu. Catur-vidha bhajante mam sukrtina. Eles são piedosos. “Na verdade, o que é a verdade?” Jijnasu. E Jñani. Dois de terceira classe, quarta classe, e dois de primeira classe, segunda classe. Os da primeira e segunda classes são jiñni jijnasu, e de terceira e quarta classes, artho artharthi. Eles se aproximam de Deus. Os de terceira e quarta classe são os que precisam de dinheiro, ou estao angustiados, e pedem um favor de Krsna. Estes são de terceira e quarta classe. Os que perguntam, eles querem saber a verdade. Estes são da primeira classe e segunda classe. Esta é a primeira classe; jijnasu, “o que é primeira classe”? ele é de segunda classe. E artho artharthi, ele está necessitado. Se ele pega algum dinheiro, então ele se esquece de Deus. É isso. Sua doença é curada. O assunto termina. “ó Deus, nos dê nosso pão”. Tão logo consegue o “pão”, encerra a sua oração.
Tamala Krishna: algumas pessoas se juntam ao nosso movimento para isso.
Srila Prabhupada: sim, isso é natural. Mas eles, apesar disso, são piedosos, porque eles vêm para Deus. Mas aqueles que são muito, mas muito cafajestes, eles, em qualquer circunstancias, jamais virão. Obstinação canina. Na MAM duskrtino mudhah prapadyante naradhamah (Bg. 7.15). Estes são de última classe.
Svarupa Damodara: faz poucos anos atrás, um físico alemão, Schroedinger, escreveu um livro chamado O Que é a Vida? E ele disse que a vida pode ser entendida como física. Então, este Freeman Dyson... ele é um cientista renomado na universidade de Princeton. Ele deu uma palestra em nossa universidade em Emory, cerca de poucos meses atrás. Ele falou sobre a manifestação cósmica no universo. E eu perguntei a respeito desta questão de Schroedinger. Comentando o fato de que Schroedinger sem um ganhado muito conhecido do prêmio Nobel. Este, diz que a vida pode ser entendida em termos da física e química. Eu perguntei: “O que o sr. pensa sobre a aproximação com as idéias de Schroedinger”, então ele respondeu que Schroedinger não soube naquele momento que a moderna ciência da física, especialmente a física quântica, não pode ser explicada sem invocar a consciência”. Isso significa que a vida é uma coisa diferente da química e da física, assim, eles estão começando a perceber, pelo menos até certo ponto, que a vida pode ser um processo completamente diferente do que fora pensada cerca de poucos anos atrás.
Srila Prabhupada: então, no conjunto, eles não alcançaram a plataforma para saber sobre a vida. Isso é certo.
Devotos: Jaya Srila Prabhupada!

___

Nenhum comentário:

Postar um comentário